O Estado, nestes países, assumiria um papel fundamental no resgate da cidadania, principalmente na defesa de projetos de educação tanto para jovens como para adultos. No caso brasileiro, nos últimos 70 anos, houve o Mobral, especificadamente para a alfabetização de adultos. Apesar do contexto histórico – tratava-se de uma ditadura militar -, não podemos deixar de reconhecer que a preocupação era legitima, levando em consideração a grande quantidade de analfabetos no país. Na década de 90, foi implantado o Programa de Alfabetização Solidária (PAS), que procurava estabelecer parceiras com várias universidades brasileiras, no sentido de formar alfabetizadores nas regiões mais carentes do Brasil. No atual governo, foi apresentado o programa “Brasil Alfabetizado”, que tenta dar continuidade ao processo de recuperação da cidadania de muitos brasileiros. Afinal, não seria possível pensar a criação de um cidadão moderno e consciente num mundo globalizado, sem estar alfabetizado e informado. Este livro trata basicamente destas temáticas.Vários professores e pesquisadores contribuíram com suas idéias e reflexões, tanto analisando o processo educacional de uma perspectiva mais geral, quanto discutindo a ética e a cidadania, alem da próxima alfabetização em participar.
Autores: Valéria Rodrigues Dias Gomes (org.); Selmane Felipe de Oliveira (org.); Almiro Schulz; Christiano Mendes de Lima; Cristina Leles Silva; Graziela Giusti Pachane; Ilda Alves Correia de Araujo; Kênia Maria de Almeida Pereira; Lia Paula Rodrigues Gomes; Marilúcia de Menezes Rodrigues; Sandra Lúcia Silva.
ISBN: 85-89550-47-8
Código: M-016
Edição: 1ª
Páginas: 136