Considerei a obra de Florestan Fernandes como uma materialidade que se inscreveu num contexto especifico. O intuito foi o de apanhar a sua obra no contexto das condições de produção acadêmica que a engendraram, compreende-la como parte da produção cultural de uma época. Como recurso de analise, organizei o material em dois grandes períodos: o período de sua formação acadêmica, que abrangeu os anos de 1941 a 1953, e o período de seu trabalho como Livre-Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, entre os anos de 1954 e 1964. A educação atravessou os trabalhos realizados pelo autor nestas décadas, passando por metamorfoses e assumindo diferentes conotações sociais. A visão de educação veio repleta da explicação sociológica, manifestando-se nos métodos de coleta de dados, nos referenciais teóricos acessados pela analise e na construção de categorias sociológicas que dessem conta da compreensão do dilema educacional brasileiro.
Autora: Débora Mazza
ISBN: 85-86602-45-0
Código: H-101
Edição: 1ª
Páginas: 294